Projeto vivencial
A educação é um exercício social, dado que se realiza na relação social e nos mostrou que uma forma de organização e de planejamento dos sistemas educacionais se concretiza nos Planos Educacionais do Estado e do Município e que, no âmbito da escola, é o Projeto Político Pedagógico - PPP que viabiliza e consolida as suas ações educativas. Assim, o processo de preparação, desenvolvimento e avaliação do PPP torna-se um mecanismo necessário no desenvolvimento dos elementos constitutivos da gestão democrática: ambiente de participação, de conquista de autonomia da escola e dos sujeitos sociais, e de transparência das ações da escola.
Para tanto, os sistemas educacionais e a escola precisam se organizar e elaborar um planejamento que auxilie seu trabalho. Uma forma de organização e de planejamento da educação escolar dos sistemas educacionais se concretiza nos Planos Educacionais do Estado e do Município. No âmbito da escola, é o PPP que viabiliza e concretiza ações educacionais. Ele é a forma de planejamento pedagógico, político e administrativo, que estabelece os objetivos da escola e os mecanismos e estratégias mais adequados para alcançar esses objetivos. O PPP torna-se o eixo da gestão democrática da escola.
O Projeto Político Pedagógico, como instrumento de planejamento coletivo, pode reaver a coesão do trabalho escolar e garantir que não haja uma separação entre os que planejam e os que simplesmente executam. Elaborado, executado e avaliado de forma conjugada. Dessa forma, todos os segmentos planejam, garantindo a visão do todo, e todos executam, mesmo que apenas parte desse todo. Com isso, detendo o conhecimento de todo o trabalho escolar, os diversos profissionais e segmentos da comunidade escolar envolvidos: gestores, funcionários, docentes, discentes, pais e comunidade local, cumprem suas atribuições, sem torná-los fragmentados.
É importante concluir a relevância da participação dos funcionários em todo o