Projeto uniasselvi
Tema: A importância da Segurança do Trabalho nas empresas e organizações, sendo que o tema em questão é função essencial das mesmas, tornando-se uma exigência conjuntural. Em meios a tantos avanços tecnológicos, nenhum deles elimina os riscos envolventes na execussão dos trabalhos e atividades em si, ai que as empresas tornam-se responsáveis em minimizar que o colaborador possa sofrer algum grau de risco existente.
Problema:
Por qual razão a atual importância da Segurança do Trabalho ainda é para muitos como algo desconhecido, sendo que há contato constantes com ela. Trata-se de uma área que vem sofrendo bastante alterações e aperfeiçoamento constantemente, e mesmo assim, muitas empresas e organizações deixam de investir nessa área, o que aumenta os números de acidentes e doenças do trabalho, além do descontentamento do empregado, riscos nas atividades a serem cumpridas, insalubridades, afastamentos do trabalho, periculosidades, ações indenizatórias e trabalhistas o que leva ao aumento de gastos das empresas e até mesmo a falência.
2 JUSTIFICATIVA
A ausência de um eficaz sistema de segurança acaba trazendo problemas de produtividade, de relacionamento humano, aumento de custos e qualidade de prestação de serviços. O não investimento na parte que trata a Segurança do Trabalho trás como consequência prejuízos graves, pois um acidente de trabalho não só ocasiona queda na produção, perda de dinheiro que foram investidos em treinamentos como também o próprio funcionário lesionado, podendo até sofrer sérios danos com sua saúde física e mental. Dados da Previdência Social no Brasil publicados na Revista CIPA, apontaram 412 mil acidentes no trabalho em 1993, 388 mil em 1994 e 425 mil no ano de 1995 e já neste último ano foram registrados 3.381 óbitos de acidentes no trabalho, gerando uma média de 1.160 vítimas fatais por dia. Muito preocupante esses números elevados com relação aos acidentes ocasionados em nosso país por conta da falta