Abordagem clássica da administração
Juliana Navarro Karina de Moura Raphaela Pimentel Vilaine Silveira
Se baseia em estudos feitos por dois Engenheiros, o Americano Frederick W. Taylor e pelo Francês Henry Fayol. A abordagem se divide em duas etapas: Administração Científica – Taylorismo. Teoria Clássica – Fayolismo.
Administração Científica
Frederick Winslow Taylor Filadélfia – EUA (1856 – 1915) Iniciou sua carreira como operário, até se tornar engenheiro.
Conceitos de Taylor
Ênfase nas tarefas. Aumentar a eficiência da empresa através da racionalização do trabalho do operário e eficiência individual.
Organização Racional do Trabalho O.R.T.
1.Tempos e Movimentos: Taylor observou cada operação, e verificou que poderia decompor a mesma para reduzir os movimentos e ganhar tempo na sua execução. 2. Estudo da Fadiga Humana: Taylor se preocupou com o físico do operário. 3. Divisão do Trabalho: Executar uma mesma função e nela se especializar. 4. Desenho de Cargos e Tarefas: Baseia-se em especificar e orientar a forma de executar as tarefas. 5. Incentivos Salariais: Para incentivar os operários, Taylor sugeriu que os pagamentos fossem efetuados por peça produzida ou tarefa executada.
6. Conceito Homo Economicus: Taylor verificou que o homem na época, trabalhava apenas pelo dinheiro, por medo da fome, e da falta do mesmo. 7. Condições Ambientais de Trabalho: O Operário produziria mais e com uma maior eficácia, se tivesse condições favoráveis para o trabalho. 8. Padronização de Métodos: Estudo sobre as ferramentas, máquinas utilizadas, matéria prima, componentes, entre outros, para padronizar a execução da cada tarefa. 9. Supervisão Funcional: Taylor acreditava que um operário sozinho, não fosse capaz de se organizar para executar sua função da maneira estipulada. Sendo assim, propôs a supervisão funcional.
Supervisão Funcional
Princípios de Taylor
Planejamento Preparo Controle Execução
Pioneiro da Administração
Esforço científico para