Projeto de estagio uniasselvi
1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO 3
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
3 OBJETIVOS 5
4 METODOLOGIA .................................................................................................... 6
REFERÊNCIAS 7
1 AREA DE CONCENTRAÇÃO
História regional.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Revolução de 1930, que pôs fim à Primeira República, foi, para muitos historiadores, o movimento mais importante da história do Brasil do século XX. Pois foi o marco referencial para a entrada do Brasil no mundo capitalista.
A partir de 1930, a sociedade brasileira viveu importantes mudanças. Acelerou-se o processo de urbanização e a burguesia começa a participar cada vez mais na vida política. Com o progresso da industrialização, a classe operária cresceu muito. Vargas, com uma política de governo dirigida aos trabalhadores urbanos, tentou atrair o apoio dessa classe que era fundamental para a economia, pois tinha em mãos o novo motor do Brasil: a indústria. A criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, em 1930, resultou numa série de leis trabalhistas. Parte delas visava ampliar direitos e garantias do trabalhador: lei de férias, regulamentação do trabalho de mulheres e crianças.
A nova realidade brasileira passou a exigir uma mão-de-obra especializada e para tal era preciso investir na educação. Sendo assim, em 1930, foi criado o Ministério da Educação e Saúde Pública e, em 1931, o governo provisório sanciona decretos organizando o ensino secundário e as universidades brasileiras ainda inexistentes. Estes Decretos ficaram conhecidos como "Reforma Francisco Campos".
Todo esse processo de desenvolvimento, no Brasil, foi acompanhado por uma verdadeira revolução cultural e educacional que acabou garantindo o sucesso de Vargas na sua tentativa de transformar a sociedade.
3 OBJETIVOS
• Analisar a importância da entrada do Brasil no mundo capitalista de produção.
• Identificar as mudanças que