Projeto tkfythfkhg
1147 palavras
5 páginas
Usando material improvisado (de sucata) com nenhum componente crítico, descrevemos a montagem de um robô de combate, ideal para ser usado em cursos de nível fundamental e médio, além de técnicos, com elementos que podem ser associados tanto às disciplinas normais do currículo como introduzindo conceitos de tecnologia bastante atuais. Além disso, o que mais destaca no projeto é o aspecto lúdico, já que os robôs podem participar tanto de combates em duplas como de guerras com duas equipes se digladiando. Veja nesse artigo como você e seus amigos podem realizar uma guerra de robôs ou como você pode implementar esta fantástica atividade em sua escola.Se os temas robótica e mecatrônica estão em alta em todos os níveis de ensino, a Guerra de Robôs tem um destaque ainda maior, com a realização até de competições internacionais de altíssimo nível.
No entanto, quando se fala em Guerra de Robôs, o primeiro obstáculo que todos vêm é a inacessibilidade da tecnologia que um verdadeiro robô de combate deve possui. Custo elevado, peças que não podem ser encontradas com facilidade e conhecimento de uma tecnologia que não está alcance senão a partir dos estudantes mais avançados de cursos técnicos e engenharia é o que logo vem à mente.
Isso já ocorreu quando tivemos de enfrentar o desafio de montar um veículo mecatrônico que estivesse ao alcance até mesmo de estudantes de escolas de nível fundamental, sem tecnologia dominada ou recursos técnicos de um laboratório.
A criação do VM-1 publicado na Edição Número 3 dessa revista é o resultado do projeto.
No entanto, não ficamos nele. Nosso desafio seguinte foi fazer justamente o mesmo com um robô de combate. Trabalhamos no projeto com nossos alunos do Colégio Mater Amabilis de Guarulhos - SP, e o resultado é o ROBCOM que agora descrevemos nesse artigo.
Usando peças absolutamente acessíveis, dando as possibilidade de criação sobre um projeto básico, altamente recomendada pelos parâmetros do ensino moderno, cegamos a