aluno
Aluna (o): Jessica Silva Santos, Emerson Queiroz Rocha.
Turma: 3ª A
Disciplina: Geografia
Tema: A Industrialização no Brasil ,
Boa Vista RR Data 05 / 06 /2014
Introdução
Enquanto o Brasil foi colônia de Portugal (1500 a 1822) não houve desenvolvimento industrial em nosso país. A metrópole proibia o estabelecimento de fábricas em nosso território, para que os brasileiros consumissem os produtos manufaturados portugueses. Mesmo com a chegada da família real (1808) e a Abertura dos Portos às Nações Amigas, o Brasil continuou dependente do exterior, porém, a partir deste momento, dos produtos ingleses.
Conclusão
A industrialização no Brasil iniciou-se por meio de longos processos históricos e oportunidades provindas do cenário mundial
.
Desenvolvimento
O desenvolvimento industrial brasileiro possui marcos histórico bem definido e pontuado por políticas voltadas para a implantação de empresas estatais, planos econômicos, grandes subsídios e criação e expansão da indústria de base. A partir da década de 1940 constata-se de maneira mais evidente um esforço do Estado em prol do processo de industrialização no país. A indústria de base adquire vigor com a criação da Companhia Siderúrgica Nacional e a Companhia Vale do Rio Doce, nos inícios dos anos 1940.
Começo da industrialização
Foi somente no final do século XIX que começou o desenvolvimento industrial no Brasil. Muitos cafeicultores passaram a investir parte dos lucros, obtidos com a exportação do café, no estabelecimento de indústrias, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro. Eram fábricas de tecidos, calçados e outros produtos de fabricação mais simples. A mão-de-obra usada nestas fábricas era, na maioria, formada por imigrantes italianos.
Era Vargas e desenvolvimento industrial
Foi durante o primeiro governo de Getúlio