Projeto Thaiane
Tecnologia em Design de Moda Integração do Design de Moda IV
Moda:
Rebeldia, Juventude, Ousadia.
Thaiane Araujo de Araujo
Brainstorm
Banco de Imagens
Coleta de Informações
Moda: Rebeldia, Juventude, Ousadia.
Quebrando Barreiras e Realizando Sonhos A vida das mulheres antigamente não era tão fácil igual a hoje em dia. A sociedade acreditava na imagem em que o homem seria o provedor do dinheiro, dos filhos e o que sustentava a família e a casa. A mulher deveria passar a imagem de submissa, dependente, frágil, delicada, controlada, devendo vestir vestidos, saias e roupas recatadas.
Acreditava-se que os homens deveriam usar calças que eram a representação de poder, força, que deveria mostrar que eles eram mais poderosos e fortes que as mulheres, por consequência desse pensamento as mulheres deveriam usar roupas que mostrassem a sua fragilidade, mostrando que até no ato de vestir-se as mulheres dependiam de outras pessoas. O pensamento da época era parecido com o pensamento do filósofo greto Platão, que considerava que a natureza das mulheres era inferior a dos homens e por conta disso a mulher era vista por ele como um ser sem raciocínio que poderia ser comparado aos escravos.
Durante a época da revolução francesa, por volta de 1789 a 1799 as mulheres começaram a usar calças como um modo de protesto, como a sociedade era muito rígida, o choque foi geral e essas mulheres acabaram por serem presas, assim não podiam sair novamente usando calças nas ruas por correr risco de acabarem sendo presas novamente.
Em 1800 não era permitido que a mulher mostrasse nem o tornozelo, eles acreditavam que as mulheres deveriam usar vestidos e saias longas para protegerem a sua modéstia.
Em virtude a esse pensamento da sociedade, surgiram mulheres que queriam mostrar que eram tão fortes quanto os homens e que poderiam ser independentes.
Fanny Wright foi uma escritora e pensadora feminina, que nasceu na Escócia,