Fichamento - revista
Biblioteca UNESC
Acadêmica: Suzana Virtuoso | Data: 06/11/2014 | Curso: Engenharia Civil
VIEGAS, Cláudia. SAKAMOTO, Ricardo. Agregados para a construção: Aspectos, Importância e Agenda para 2014. Areia e brita, São Paulo, ed. 62, p. 24-27, jul. / ago. / set. 2014.
O artigo fala sobre a importância dos agregados na infraestrutura urbana e industrial, sendo que são os itens de menor custo na construção, por serem encontrados em abundancia. Sendo assim, o transporte representa o maior valor no preço final, sendo encontrado no máximo em um raio de 50 km a brita e 150 km a areia.
O consumo de agregados está fortemente ligado ao setor econômico. “Ao investir, por exemplo, R$ 1 milhão no setor de minerais [...], tem-se a geração de R$ 2,2 milhões de valor adicionado, arrecadação de 381 mil em impostos e geração de 82 novos empregos”. (Pág. 24). Porém, há defasagem no consumo brasileiro de cimento em relação a países como México e Rússia (países em desenvolvimento).
Algumas restrições estão sendo impostas, dificultando a produção de minerais, impeditivos de caráter ambiental, como por exemplo, impedir a utilização dos leitos dos rios, dificultando a produção de areia. Aumentando a distancia entre a produção e o mercado, tendo por consequência o aumento do valor final.
Visto a importância dos agregados na construção e na economia, essas dificuldades podem onerar toda a cadeia da construção, gerando o aumento do custo do frete, poluentes na atmosfera - dado o transporte rodoviário. Desestimulando o investidor.
Os autores apresentam fatos comprovados por dados, oriundos de outras pesquisas. Cada dado tem um número relacionando com determinada referência, para que possa haver um maior entendimento sobre o assunto, aprofundando o conhecimento em outras pesquisas. Porém eles se mostram contra os fatores que dificultam a retirada dos agregados, como os de caráter ambiental, que tem