E Marketplace
O e-marketplace nada mais é do que um loja virtual onde se vende bens e serviços. O modelo de negócios é conhecido por conectar diretamente cliente e fornecedor sem participação de intermediários.
Consequentemente ambos têm possibilidade de conseguir valores mais acessíveis e também uma maior margem de lucro. A monetização acontece a partir de um percentual na transação realizada.
Em geral, reúne diferentes tipos de produtos e serviços a fim de atingir o maior número de clientes possíveis. Há também e-marketplaces especializados em um segmento, como de roupa ou viagens.
São exemplos de e-marketplace a Amazon, o Ebay, o Extra.com.br, a Livraria Saraiva online e o Mercado Livre.
O que é?
E-marketplace, também conhecido como loja virtual, comércio virtual ou comércio eletrônico, é um espaço virtual onde produtos e serviços são oferecidos aos consumidores utilizando a internet.
O consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar um catálogo online, fazer encomendas, transações financeiras e consulta ao processo de compra.
Outro exemplo de uso estão presentes em aparelhos celulares que suportam o recurso de lojas virtuais, e- marketplace o local no qual os desenvolvedores disponibilizam para os usuários aplicações que podem ser gratuitas ou não.
São exemplos de marketplace: Android Market, Apple´s iPhone App Store, Windows Mobile Marketplace, etc.
O e-marketplace pode ser classificado como vertical e horizontal:
Vertical: são transacionados materiais que integram a cadeia de produção de um determinado setor de atividade.
Horizontal: procuram satisfazer necessidades comuns à maioria das empresas, independente do seu setor é caracterizado por possuir nos seus catálogos, artigos indiretos ou serviços de interesse das empresas independente dos setores onde atuem.
Para que serve?
Da mesma forma que os shopping centers mudaram a maneira com que as pessoas concebiam o ato de comprar, os e-marketplaces estão