Logistica no Ecommerce
Leandro Soares | 05/08/2013 - 08:53 AM | Comentários (5)
© Monkey Business – Fotolia.com
Um dos desafios mais intrigantes do e-commerce atual é o seu processo de logística e a entrega dos produtos vendidos. Vivemos em um tempo em que o comércio eletrônico caracteriza-se pela rapidez e precisão no atendimento, incluindo a entrega dos pedidos. E pensando em ajudar seus diversos vendedores e compradores, grandes marketplaces investem em tecnologias responsáveis pela integração dos operadores logísticos, pela oferta de preços mais competitivos, pelo sistema de gerenciamento de tomada de decisão e entrega dos produtos vendidos na plataforma.
Os marketplaces são sites que unem diferentes vendedores, das mais variadas localidades e que ofertam diversos artigos, tudo em um único local. Além disso, eles englobam grandes, médios e pequenos lojistas; tanto aqueles que já apresentam uma estrutura organizada para fazer a entrega de seus produtos, como os que ainda fazem essa transação manualmente. O desafio desta configuração é que os produtos são enviados de milhares de localidades diferentes e entregues em milhões de destinos.
Pensando nessa etapa tão importante do processo, o MercadoLivre firmou recentemente uma parceria com os Correios, abrindo sua plataforma e integrando-a ao sistema da mais importante empresa de entregas do país. O MercadoEnvios é o primeiro serviço de administração de remessas multiponto do Brasil, que só foi possível por meio da abertura da plataforma, possibilitando primeiramente a integração com os Correios e futuramente com outras empresas.
Tornando públicas as nossas APIs, completamos o nosso ecossistema e oferecemos outras oportunidades de negócio, trazendo ganhos para quem vende, para quem compra e para os prestadores de serviço, que fazem parte da cadeia de e-commerce. O processo beneficiará principalmente empresas de menor porte. Pois, se para grandes lojistas a entrega rápida é um trunfo