PROJETO TECELAGEM
– TECEARTE–
FORTALEZA
2010
“… e YHWH os escolheu e os encheu do Espírito de Deus, dando-lhes destreza, habilidade e plena capacidade artística para executar todo tipo de obra como artesãos… e como tecelões.
E DISPÔS – LHES OS CORAÇÕES PARA ENSINAR AOS OUTROS…
Assim, todos os homens que foram capacitados pelo Espírito de Deus, realizaram a obra de construção do santuário conforme YHWH ordenou.” (Êxodo)
Projeto Tecelagem Manual com Arte
Equipe de Elaboração:
Elaboração do projeto:
JUNHO – 2010
Aprovação:
TECIDOS PLANOS ARTESANAIS
HISTÓRICO
A história das tecelagens passa a ser contada a partir de exemplos de artigos de tecidos descobertos na Europa, na costa Dinamarquesa, que datam da Era Mesolítica, entre 4600 e 3200 a.C., mas as descobertas no Peru, no alto da Sierra del Norte são muito mais antigas.
O processo de tecer pode ter sido inspirado pelas teias de aranha ou ninhos de pássaros, por isso conhecida por ser uma das formas de artesanato mais antigas e ainda presente nos dias atuais. Há cerca 12.000 anos, portanto, na Era Neolítica, os primeiros homens usavam o princípio da tecelagem entrelaçando pequenos galhos e ramos para construir barreiras, escudos ou cestas. É muito provável que uma vez conhecida a técnica do tecimento o homem tenha começado a utilizar outros materiais para a produção de tecidos rústicos o que levou a manufatura de vestuários.
Não se sabe ao certo a data exata que determinou a troca do uso de peles de animais para o vestuário pelas fibras de origem animal e vegetal entrelaçadas.
O primeiro tear foi provavelmente algo tão simples quanto uma estrutura vertical construída de galhos, no qual os fios eram pendurados e tensionados.
Outros fios eram então entrelaçados manualmente, a certo ângulo daqueles já