Sintomas de histeria
Sintomas histéricos:
Paralisia total; cegueira; tremores; tiques; contrações ou convulsões; afonia; tosse; vômito; Náusea; soluços.
Exemplos de novas configurações histéricas na contemporaneidade:
Depressão: Transtorno de humor.
Anorexia: Distúrbios alimentares.
Síndrome do pânico: Tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem ataques repetidos de medo intenso de que algo ruim aconteça de forma inesperada.
2) Relacionando os exemplos de novas configurações de histeria na contemporaneidade com o Caso Dora, temos:
Depressão: É caracterizado por humor deprimido na maior parte do tempo, interesse diminuído ou perda de prazer na realização das atividades de rotina, sensação de inutilidade ou culpa excessivas; indecisão ou diminuição da capacidade de pensar e concentrar-se; fadiga ou falta de energia; insônia ou excesso de sono; agitação ou lentidão de movimentos; perda ou ganho significativo de peso; ideias recorrentes de morte ou suicídio.
Comparados com os de Dora, ela sofria de desânimo, insatisfação com ela mesma e com a família, sentia fadiga e falta de concentração.
Anorexia: Caracterizada por sono excessivo, mudanças bruscas de humor, baixa autoestima, desculpas para não comer, isolamento familiar ou social, racionam a comida, podem apresentar obsessão por estudos, podem começar a apresentar problemas de relacionamento na família, principalmente com a figura materna entre outros.
Dentre esses sintomas, Dora muitas vezes se recusava a comer e tinha certa aversão por alimentos; apresentava certa obsessão por estudos; e tinha problemas de relacionamento com a família, principalmente