Projeto tcc Inclusao arrumando
A Educação Inclusiva é, sem dúvida, um dos maiores desafios da sociedade, desenvolvida na década de 70, envolvendo a pessoa com deficiência e seus familiares. A inclusão desafia o sistema educacional, a comunidade escolar e toda uma rede de pessoas, trabalhando a discriminação e respeito as diferenças e também a falta de informação da sociedade e a falta de formação dos profissionais da área da educação. Com esta pesquisa, pretende-se avaliar como se processa a inserção da pessoa com deficiência no contexto social e escolar seus direitos como cidadãos, seu acesso às possibilidades de interação, comunicação e construção de conhecimento, abordando a importância da acessibilidade, nesta pesquisa podemos perceber que a educação inclusiva é uma prática que ainda está sendo construída que há um longo caminho a ser percorrido. Conclui-se que a inclusão é um processo em construção, não existindo um conceito inacabado do que viria a ser a sociedade inclusiva, a inclusão com garantia de direitos e qualidade de educação ainda é um sonho a ser alcançado e exige um grande trabalho e uma melhor capacitação do corpo de docentes, gestores e toda a sociedade.
INTRODUÇÃO
Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões de pessoas, vivem com uma deficiência. São a maior minoria do mundo, e cerca de 80% dessas pessoas vivem em países em desenvolvimento (MORAES, 2004).
A inclusão de alunos com necessidades especiais na escola e em toda sociedade é um grande desafio, a sociedade precisa rever valores, vencer preceitos e buscar novos paradigmas diante o "ensino a todos". Há uma grande caminhada para a inclusão, é importante saber que a pessoa com deficiência, segundo a Constituição Brasileira de 1988, tem assegurado em seu artigo 3º , sendo tarefa prioritária da escola ampliar lhe os níveis de competência técnica, eliminando o preconceito que atinge o seu alunado.
Faz-se necessario colocar a teoria em pratica,