Projeto super heróis
“...O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo.”(FREIRE, 2003.)
"Mais rápido que uma bala.
Mais forte que uma locomotiva
Capaz de saltar sobre os prédios mais altos com um simples pulo.
Olhem!
Lá no céu!”
É um pássaro!
É um avião!
Não! É o Super-Homem!
1) JUSTIFICATIVA:
Os Super heróis sempre foi um tema presente na vida das crianças. E com certeza, todos nós temos o nosso “super-herói preferido”. Com o aumento de filmes, álbuns, brinquedos, envolvendo super heróis, nos últimos anos, esse tema se tornou ainda mais frequente na vida das crianças. Assim, o aluno constrói o conhecimento, baseado em seus interesses do dia a dia e a sua aprendizagem torna-se significativa e prazerosa.
Os super heróis são personagens importantes para o imaginário infantil.
No trabalho na sala de aula em que é preciso educar desenvolvendo valores, a única forma de “tocar” as crianças é motivá-los a exporem suas ideias sobre a sociedade em geral, e, para tanto, os filmes e imagens escolhidos, apesar da temática de ficção e aventura, apresentam em sua essência a antiga luta do Bem contra o Mal, além de valores considerados universais que buscam a felicidade e uma vida digna.
Ao interpretar a origem de cada super herói, eles estão refletindo sobre suas necessidades e aspirações e também desenvolvendo aprendizados significativos. “No inconsciente de toda criança, os primeiros heróis são os pais. Elas acreditam que eles são os mais fortes e bonitos. Essa necessidade de encontrar um herói acontece porque a criança se sente importante daí ela procura um herói com o qual se identifique".·.
A identificação, da criança, com super heróis é muito comum, o poder de herói da a ela coragem para vencer as dificuldades internas e externas.
***Entretanto, sabemos que a ficção é algo muito interessante para as criança. O projeto possibilita elas perceberem a diferença entre a ficção