Projeto Social Futebol Sem Drogas
Atendimento aos bairros da água vermelha, jardim primavera e região
São Paulo
2014
Objetivo:
Conscientizar a família e alunos participantes sobre drogas e afeto familiar e a relação entre eles.
Utilizar o esporte como fonte de inspiração dos alunos para essa conscientização.
Incentivar a família a ser mais participativa em relação a seus filhos principalmente nas áreas educacionais e afetivas.
Viabilizar aos alunos participantes contato com esporte.
Metodologia:
O professor ministrará aulas de futebol. Promovera palestras para os alunos e pais com temas relevantes ao projeto como: o uso de drogas, afeto familiar, educação, etc...
Além de ensinar tecnicamente regras, posições, entre outros aspectos do esporte, o professor também promovera encontros com outros projetos, promovendo jogos, brincadeiras e palestras.
Pedagogia social:
Nossa atual educação escolar, social, cultural ou até mesmo familiar, passa por um processo muito delicado, em relação a sua estruturação e de certa forma nunca esteve estruturada, porém, nossa atual condição educacional, além de deformar nossas crianças ao um consumo extremo não os educa, machado cita isso, o homem como um ser integral:
“educação do homem integral, em todas as suas relações com a sociedade inclui a diversidade individual e social, abrange as transformações e os avanços do conhecimento e se dirige a todas as faixas etárias e a todas as etapas da vida”(MACHADO, 2009, p. 133).
O papel da educação é integrar todos os aspectos de aprendizado, econômicos, culturais, sociais, morais e éticos. E a escola, juntamente com a família tem papel fundamental para dar potencialidade a educação, seja ela escolar ou familiar. Portanto o projeto” FUTEBOL SEM DROGAS” ele não substitui esse papel escolar, muitos o familiar, entretanto, visa conscientizar a familiar do seu papel como família. Este projeto utiliza o esporte para passar uma mensagem em relação aos convívios sociais,