Projeto Social Futebol
INTRODUÇÃO
Considerando o contexto que envolve os moradores da cidade de Uruçuca, cidade do interior da bahia sendo visível o elevado índice de jovens perdidos para drogas lícitas e ilícitas, mostra-se a preocupação da família em o tempo livre dos filhos. Formando-os adequadamente com a aspiração de promover o aprendizado de algum esporte, e alguns até mantém a expectativa da elevação social através da profissionalização e internalização de valores.
Dentre todos os esportes, o que certamente possui o maior número de escolas no Brasil é o futebol, por ser considerado o esporte mais popular do país, e a mídia em geral é influente nesta propagação.
A proposta de inclusão, instrução, motivação e valores civis através do futebol. Assim, o objetivo do projeto está no ensino do futebol nas três dimensões dos conteúdos (Cultural, educativo e motivacional) dentro do ambiente do projeto, especificamente na modalidade de futebol de campo. É visto que, o futebol é o esporte mais explorado pela mídia brasileira, e por isso, o professor que realizará o curso de futebol encontrará facilmente muitas informações a serem exploradas com seus docentes.
Uma dicificuldade possível de ser observada consiste na transmissão de conceitos dentro de uma aula prática e garantir que os mesmos sejam aprendidos.
JUSTIFICATIVA
É visível o elevado índice de jovens que, após o período escolar não possuem nenhuma opção de atividade educativa e ou cultural para desenvolverem suas aptidões. A ausência de atividades de cunho social, pode desencadear comportamentos não adequados e desvios de conduta adequada, tais como a descoberta do mundo das drogas e ou marginalidade. Diante das considerações expostas, vê-se a necessidade de instalação do projeto. Pretende-se com a implantação do projeto intitulado “ Futebol, alegria e Cidadania” que visa promover a identificação de valores culturais educativos para jovens e crianças e a