Projeto social, futebol e dimensões dos conteúdos
O ensino do esporte nas três dimensões de conteúdo
André Luis,Marcelo Matta,Ricardo Ribeiro Bento,Sérgio Basílio,Deivid Rogério de Paula,André Luis Amâncio Siqueira
Resumo
Os projetos de esporte, em geral, priorizam a dimensão procedimental dos conteúdos, devido aos objetivos historicamente relacionados ao desenvolvimento das habilidades motoras e ao desempenho esportivo. Atualmente considera-se que estas instituições não formais de ensino têm papel importante na formação do cidadão que conhece e exerce os seus direitos e deveres em relação à cultura corporal de movimento. Dentre todos os esportes, o que certamente possui o maior número de projetos sociais no Brasil, é o futebol, por ser o esporte mais popular do país, e pelo reforço da mídia por esta preferência.
O objetivo desta pesquisa foi investigar as possibilidades de ensinar esportes nas três dimensões dos conteúdos (procedimental, atitudinal e conceitual) dentro do ambiente do projeto “Caminhando para o Futuro” da Prefeitura Municipal de Populina-SP, especificamente na modalidade de futebol de campo. A metodologia utilizada foi à pesquisa do tipo ação (pesquisa-ação).
Como instrumentos foram realizadas entrevistas antes e após a fase de intervenção de três meses, as quais, as aulas foram anotadas em um diário de campo. Na seqüência os alunos foram observados durante um ano e sete meses, até o final de 2007, para que pudéssemos analisar o desenvolvimento dos mesmos no projeto e em competições.
O futebol é o esporte mais explorado pela mídia brasileira, após minucioso estudo, participaram da entrevista quinze alunos com idades entre dez e dezesseis anos. Os resultados indicaram que é possível implementar um programa de futebol de campo nas três categorias que trabalhamos tratando os conteúdos nas três dimensões, embora possam ocorrer umas séries de dificuldades.
Foram encontradas as seguintes possibilidades pedagógicas: rodas de