Projeto Social do CRAS
Este Trabalho, no qual apresentado ao curso de graduação de Serviço Social da Universidade Anhanguera. Relata a proposta de desenvolver um projeto social do CRAS no município de Cumari –Goiás e os desafios postos aos assistentes sociais.
Catalão- 07/06/2014
Introdução
Tendo como campo de referências para esse projeto, o CRAS de Cumari –município de Goiás , falaremos sobre o serviços e benefícios oferecidos pelos profissionais da entidade.
Esse projeto tem como finalidade discutir um dos desafios postos aos Assistentes Sociais e aos trabalhadores do centro de Referência de Assistente Social. O CRAS visa reforçar a responsabilidade do Estado com a proteção e formação das famílias, oferecendo auxílio e cursos para a população.
Por fim apresenta- se as ações desenvolvidas pelo CRAS de Cumari- Goiás, na construção de respostas de profissionais que propiciem aos usuários o tão discutido e visado fortalecimento de vínculos.
Justificativa
Na pesquisa feita no CRAS-Cumari município de Goiás, segundo a coordenadora Flviane Lemes e a assistente social Fabiola Aguiar, foram citados vários problemas na infraestrutura. Como é novo este modelo no estado de Goiás, é tratado como algo que pode se adaptar em qualquer cantinho. Outra dificuldade é a gestão financeira, as principais verbas são federais, cheias de critérios para utilização e, na verdade, ninguém esclarece muito bem. Alguns critérios tornam o trabalho dos técnicos uma loucura, porque os gestores tem medo de usar suas verbas de forma equivocada.
Os profissionais da área social podem transformar seus espaços de trabalho em multiplicadores de experiência de exercício democrático nas relações sociais cotidianas e em micro-espaços de defesa da esfera pública, que possibilitem a participação e