Projeto sobre a Conscientizaçao e a geraçao de residuos solidos e organicos no meio ambiente escolar
INTRODUÇÃO
A educação ambiental nos dias atuais é de fundamental importância na preservação do nosso planeta. É importante começar pelas crianças e jovens, pois o futuro do planeta são eles, a escola como uma organização que concentra informações e transmite conhecimento para aos alunos, deve cumprir o papel de conscientizar sobre os problemas ambientais e deixar claro como amenizá-los ou evitá-los.
Nos últimos anos houve uma crescente preocupação com relação ao meio ambiente em virtude dos constantes eventos da natureza que tem preocupado a sociedade moderna como os freqüentes terremotos, tsunamis dentre outros desastres naturais que a humanidade tem presenciado.
A nossa comunidade é carente de projetos que visem trabalhar educação ambiental como uma maneira de preservar o meio ambiente, mostrando que necessitamos da natureza para nosso sustento, pois exercemos uma estreita relação com o meio em que vivemos.
A presente pesquisa tem como objetivo geral promover ações que possam conscientizar a comunidade escolar, os professores e demais funcionários. E como objetivo específico implantar lixeiras ecológicas, onde o lixo gerado seria coletado e reciclado. A metodologia a ser aplicada será a conscientização através de diversas atividades no intuito de envolver a comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA
O meio ambiente em que vivemos tem a ver com nossa identidade e também é uma questão cultural, além do lixo ser um assunto conflitante e causa de grandes danos ambientais percebemos também a necessidade de trabalhar um projeto de conscientização sobre geração de resíduos sólidos e orgânicos na comunidade escolar. A natureza trabalha em ciclos onde “nada se perde, tudo se transforma”. Até algum tempo atrás, o lixo gerado (restos de comida, excrementos de animais e outros materiais orgânicos) reintegrava-se aos ciclos