Projeto Saída de Campo
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA
CAMPUS SÃO JOSÉ
Prof: Vidomar Silva PTG II
Visita de estudos à estação de captação de água de Tijucas
1 Introdução
A pesquisa pode ser um grande instrumento na construção do conhecimento do aluno, ela proporciona a oportunidade de desenvolver a sua autonomia na construção da sua aprendizagem. A pesquisa instiga a curiosidade, possibilitando ao aluno descobrir um mundo diferente, coisas novas e interessantes.
Segundo Mattos e Castanha (s. d.),
'' A pesquisa em sala de aula pode ser tornar uma grande aliada ao processo de ensino e aprendizagem no ensino Fundamental. Junto á discussões diárias constitui-se num forte instrumento para desenvolver a reflexão, o espirito investigativo e a capacidade de argumentação. Quando bem utilizada e encaminhada com certo rigor, valoriza o questionamento, estimula a curiosidade, alimenta a duvida, supera paradigmas, torna a aula mais atrativa, amplia os horizontes do conhecimento do aluno, desperta a consciência critica que leva o individuo a superação e transformação da realidade. ''
O presente projeto propõe uma visita de estudo, com a finalidade de utilizar a aula de campo no ensino/aprendizagem de ciências do Ensino Fundamental, abordando o tema da captação de água subterrânea, no município de Tijucas, Santa Catarina.
Nesta visita, os alunos verão como funciona o processo de captação da água subterrânea e como é o processo de tratamento dessa água antes até ser enviada aos consumidores. Objetiva-se incentivar os alunos ao uso racional da água.
É relevante explorar esse tema pois a água é um recurso de muita importância para os seres vivos. Ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. Recentemente muito se tem falado a respeito da "crise da água", e