projeto residêncial
Normas e Simbologia
A. CONCRETO ARMADO:
É a mistura estrutural composta de concreto e aço. O AÇO visa absorver os esforços de TRAÇÃO ( em sua grande maioria) e o CONCRETO aos esforços de COMPRESSÃO já que possui alta resistência a esse tipo de esforço. Existem diversos tipos de aço e eles se distinguem por uma grandeza física chamada "Tensão de Escoamento".
Não podemos aqui entrar no entendimento pleno dessa tensão de escoamento, mas podemos dizer que um aço CA 50 tem para tensão de escoamento 50 kgf/mm2 = 5000 kgf/cm2.
Já o concreto é caracterizado por sua resistência à ruptura. Essa resistência à ruptura tem a notação fck (Resistência característica do Concreto à Compressão).
A.1. BITOLAS DE AÇO MAIS COMUNS: tipo bitola (mm)
CA 60
5.0
CA 50
6.3
8.0 10.0 12.5 16.0 20.0 25.0
A.2. CONCRETOS MAIS UTILIZADOS: identificação kg/cm2
Mpa
fck 150
150
15 fck 180
180
18 fck 200
200
20 fck 250
250
25
Essa característica é conseguida com o uso de certa proporção entre cimento, areia, brita e água.
B. ELEMENTOS ESTRUTURAIS:
São peças que recebem e transmitem esforços. Estrutura é o conjunto de elementos estruturais.
Estrutura simples de concreto armado: LAJES + VIGAS + PILARES
B.1. LAJES:
São elementos estruturais planos onde as dimensões em duas direções prevalecem sobre uma terceira.
Normalmente se apresentam na posição horizontal, e são elas que recebem as cargas que agirão sobre a estrutura. As lajes podem ser tetos e pisos.
B.2. VIGAS:
São elementos longitudinais da estrutura onde existe 1 direção predominante, o comprimento. Assim como as lajes, também as vigas se apresentam normalmente na posição horizontal e sua principal função é receber as cargas transmitidas pelas lajes. As vigas também podem transmitir cargas sobre outras vigas, mas a transmissão final das cargas das vigas se dará para o terceiro elemento básico da estrutura, que é o pilar.
B.3. PILARES: