PROJETOS RESIDENCIAIS
DE
PROJETO ELÉTRICO RESIDENCIAL
Nota
Esta apostila é apenas um extrato da norma NBR 5410 e tem por finalidade de incentivar o uso, a busca das normas técnicas em todos os seguimentos do nosso curso.
Neste ambiente trataremos de outros assuntos e normas pertinentes instalações de baixa tensão tendo como objeto de análise uma residência.
Para aprofundamento no assunto, pesquisar literaturas próprias e já indicadas.
Professores David Alcolea e Edson Aguiar Ximenes
Emissão: 2009
Instalações Elétricas de Baixa Tensão
As instalações elétricas de baixa tensão são as alimentadas com tensão nominal igual ou inferior a 1000 V em corrente alternada, ou a 1.500 V em corrente contínua.
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 5410:2004 é a norma que estabelece critérios técnicos de uso obrigatório no projeto, na execução e na manutenção de Instalações Elétricas de Baixa Tensão em:
Prédios residenciais, prédios comerciais, estabelecimento de uso público, industrias, estabelecimentos agropecuários e hortigranjeiros, pré-fabricados, reboques de acampamentos (trailers), local de acampamento, marinas e locais análogos, canteiros de obras, feiras, exposições e outras instalações temporárias.
Estudaremos, analisaremos partes da norma no que se refere às condições mínimas que devem ser atendidas em locais de habitação.
PONTOS DE TOMADAS
Iniciaremos por Pontos de Tomadas, definindo de uma forma bem simples, o que é tomada de uso geral e tomada de uso específico.
Tomada de Uso Geral (TUG): tomada destinada a aparelhos elétricos portáteis de fácil remoção como, enceradeiras, liquidificadores, batedeiras e aspiradores de pó.
Tomada de Uso Específico (TUE): tomada destinada a aparelhos elétricos estacionários ou fixos de difícil remoção. Embora possam ser removidos, trabalham sempre num determinado local. É o caso dos chuveiros e torneiras elétricas, aparelho de ar condicionado e máquina de lavar roupa.
Número mínimo de tomadas
O