Projeto automação residencial
Engº Ricardo P. Tamietti www.vertengenharia.com.br © 2006
1
Objetivo
Mostrar de forma clara, simples e objetiva, todas as etapas para a elaboração de um projeto de instalações elétricas residenciais de baixa tensão, conforme prescrições da NBR 5410:2004.
www.vertengenharia.com.br © 2006
2
Página 1
Público-alvo
Engenheiros, Arquitetos, estudantes de engenharia e arquitetura e demais profissionais envolvidos com projeto, instalação e manutenção de instalações elétricas de baixa tensão.
www.vertengenharia.com.br © 2006
3
Recursos didáticos Apostila com “slides” da apresentação; Ebook “passo a passo das instalações elétricas residenciais” em CD-Rom; Software QDC Pro para cálculos eletrotécnicos; Apresentação de vídeos técnicos; Exercícios em sala. www.vertengenharia.com.br © 2006
4
Página 2
Sumário
Normalização e legislação; Documentação técnica do projeto de eletricidade; Fases do projeto de eletricidade; Eletricidade básica; Elaboração de projeto elétrico: previsão de carga, divisão da instalação em circuitos, linhas elétricas, dimensionamento de condutores, dispositivos de proteção e aterramento, dimensionamento da proteção, lista de material.
www.vertengenharia.com.br © 2006
5
1.
SISTEMA NORMATIVO BRASILEIRO
www.vertengenharia.com.br © 2006
6
Página 3
ABNT
ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas (fundada em 28/09/1940 – RJ); Único “Fórum Nacional de Normalização” (Resolução nº 7 – CONMETRO); Privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública; Membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e AMN (Associação Mercosul de Normalização) e membro da IEC (International Electrotechnical Comission) desde a criação da ABNT; Responsável pela gestão do processo de elaboração de normas brasileiras. www.vertengenharia.com.br © 2006
7
ABNT
57 comitês
Eletricidade