Projeto qualidade de vida
1. Introdução
A qualidade de vida no trabalho refere-se à preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos colaboradores no desempenho de suas atividades. Envolvendo os aspectos físicos e ambientais assim como os aspectos psicológicos e sociais do local de trabalho, podendo afetar os comportamentos na produtividade individual e em equipe, tais como: motivação, adaptabilidade às mudanças, criatividade e inovação no ambiente de trabalho em geral. As organizações que possuem práticas inadequadas têm como resultados os aspectos negativos em seus colaboradores o que reflete na saúde financeira da organização. Na busca incessante pela excelência as organizações tendem a exigir cada vez mais de seus colaboradores, uma vez que o ser humano é combustível indispensável à produtividade e competitividade organizacional. Quando há investimento na qualidade de vida e no bem-estar de seus colaboradores, estão na verdade investindo em si próprias, pois a qualidade do produto oferecido ou serviço prestado é o reflexo do bom desempenho de seus principais agentes. Por tal motivo as organizações precisam se atentar e verificar o grau de satisfação de seus colaboradores e os fatores que possam desencadear aspectos negativos como: baixa produtividade; falta de atenção; desmotivação; alto índice de rotatividade e desenvolver planos de ações para elevar o nível motivacional de seus colaboradores.
2. Justificativa
A qualidade de vida dos colaboradores é fundamental para o alcance de metas, refletindo no desempenho organizacional perante o mercado. O grau de satisfação ou insatisfação varia de pessoa para pessoa, portanto quanto mais à organização conhecer seus colaboradores, através do feedback com seus gestores, mais fácil entenderá as reais necessidades.
3. Objetivo Geral
É a satisfação do colaborador para a realização de suas atividades, refletindo no bom desempenho dos produtos e serviços oferecidos pela