Projeto: qualidade de vida ao idoso
“Não me pergunte sobre a minha, porque tenho todas as idades.“Eu tenho a idade da infância, da adolescência, da maturidade e da velhice.” (Cora Coralina).
1- Apresentação No Brasil, o envelhecimento da população deixou de ser uma preocupação individual. Promover o bem-estar dos idosos é mais que uma tarefa do Estado. É o reconhecimento de toda a sociedade àqueles que contribuíram e ainda contribuem para a construção deste País. Este estudo pretende apresentar uma análise acerca do processo de trabalho do Assistente Social na área do idoso tendo como base a experiência vivenciada no CRAS de Chapada da Natividade - TO através do Estágio Supervisionado.
O projeto busca melhorar a qualidade de vida do idoso, através de planejamento e estratégias de atendimento a pessoas idosas. Implantando ações preconizadas pelo Plano de Ação Integrada para o Desenvolvimento da Política Municipal do Idoso, em busca da inclusão social do mesmo. O grupo de estagiárias de Serviço Social vem com a proposta de uma maior participação do governo e da sociedade na busca de um envelhecimento digno para aqueles que muito contribuíram para a construção de nosso Município e país.
O Projeto Qualidade de Vida ao Idoso integra-se ao conjunto de ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social juntamente com o CRAS, no âmbito de planejamento e estratégia, sob o acompanhamento dos seus gestores, incluindo a Assistente Social e a Psicóloga.
2- Justificativa A partir da promulgação da Constituição Federal (1988) e da criação do estatuto do Idoso (a Lei n.º 10.741, de 1.º de outubro de 2003), envelhecer com qualidade de vida é um direito que deve ser assegurado ao idoso pela família, sociedade e estado. Segundo a constituição federal: o Artigo 229. É obrigação da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar ao idoso com absoluta prioridade, a efetivação do direito a vida, a saúde, a alimentação, a