politicas sociais
É fato que a população brasileira está envelhecendo, isto se deve a fatores como o prolongamento da expectativa de vida, baixo índice de mortalidade e consequentemente menor taxa de natalidade,esse envelhecimento não impossibilita que o idoso desfrute de uma boa qualidade de vida, quando suas funções vitais são avaliadas, o envelhecimento é uma realidade mundial. Segundo os dados do Instituto Nacional de Estatísticas - INE(2002c) verificou-se que o número de pessoas com 65 ou mais anos de idade duplicou entre 1960 e 2004. Diante dessa realidade o idoso vê-se frente a grande mudanças na realidade de suas vidas,transformações que perturbam o bem estar e a qualidade de vida,frente a esses acontecimentos torna-se necessário investir em estudos nesta área, sobretudo promover um envelhecimento aliado á uma boa qualidade de vida um interesse social,uma abordagem mais qualificada sobre essa questão.
O Interesse em estudar a qualidade de vida dos idosos tem aumentado conforme aumenta o números dos mesmos em nossa sociedade,nomear pautadamente o funcionamento emocional e social desses idosos, trazendo a tona uma realidade hoje ainda pouco conhecida pela sociedade, esse tipo de abordagem é importante, mas é necessário conhecimento sobre essa população e suas necessidades e assim é que poderemos ajudá-los onde mais carece, através de intervenções direcionadas á promoção da saúde do idoso e ao envelhecimento ativo.
Um dos serviços criados para o atendimento de usuários idosos no distrito de Jaibaras, através do CRAS é o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos- Grupo de Idosos de Jaibaras. O CRAS,localiza-se na Rua 7 de Setembro, nº 697- Centro, é uma unidade de demandas especificas e vem desenvolvendo atividades, programas e projetos com intuito da melhor qualidade de vida de seus usuários,é uma