Homem Cultura e Sociedade
Curso: Fisioterapia
Disciplina: Homem, Cultura e Sociedade
Semestre: 1°
Docente: Ivanir Luzia Mais
Coordenador(a): Karine Muniz Ponticelli
Carga Horária Total: 60
Carga Horária Semanal: 3
Carga Horária em Atividades de Aprendizagem Teórico/Prática: 48
Carga Horária em Atividades de Aprendizagem Orientada: 12
Perfil do profissional: Atuar na promoção, prevenção e manutenção da saúde do ser humano e na reabilitação cinético-funcional individual e coletiva utilizando Métodos e técnicas fisioterapêuticas.
Ementa: A formação do pensamento ocidental. O homem e a sociedade. O homem enquanto produtor e produto da cultura. As relações étnico-raciais e a luta antirracista do movimento negro do Brasil.
Competências
Preparar pessoas para a postura reflexiva e analítica na dimensão social e ética que envolve os aspectos de diversidade étnico-racial e cultural, gêneros, classes sociais, escolhas sexuais, entre outros.
Reduzir resistências a mudanças, ter capacidade de adaptação às novas situações e saber enfrentar/lidar com situações em constantes mudanças;
Pautar-se por princípios da ética democrática: responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;
Interpretar as relações entre homem, cultura e natureza no contexto temporal e espacial;
Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com respeito às culturas autóctones e à biodiversidade.
Habilidades
Analisar e Interpretar; Pesquisar; Raciocinar de forma crítica e analítica; Ser criativo; Trabalhar em equipe multiprofissional; Raciocinar de forma lógica; Comunicar.
Justificativa da Disciplina
Hoje a sociedade necessita que o egresso do ensino superior tenha um referencial teórico que promova competências para compreender, atuar e interferir na sociedade em que vive. Para isso é preciso que ele