Projeto psicologia
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
PROFESSORA: JANETE SILVA
RESUMO
LARIELEM DA CUNHA FERREIRA
Altamira do Maranhão – MA
2012
LARIELEM DA CUNHA FERREIRA
RESUMO
Trabalho elaborado com requisito para disciplina Psicologia da Educação, ministrada por Janete Silva.
Altamira do Maranhão – MA
2012
A RELAÇÃO PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: ASPECTOS HISTÓRICOS, CAMPOS DE CONTRIBUIÇÃO E DIVERSIDADE DE ENFOQUES.
A psicologia explica as razões pelas quais muitas das perguntas que fazemos hoje, já eram feitas há muitos séculos atrás, demonstrando haver uma continuidade do objeto de estudo da psicologia entre o nosso passado e o nosso presente.
Campos de contribuição da psicologia da educação.
Observa-se que muitos fenômenos interacionais/relacionais, pois supõem sempre interações/relações entre sujeitos e entre sujeito do conhecimento. Portanto, a psicologia não se constitui um campo de conhecimento homogêneo e unificado. Pelo contrário, é uma área caracterizada pela multiplicidade de enfoques teóricos e por diferentes ângulos na maneira de olhar o humano sendo necessário refletir um pouco mais detidamente sobre essa questão, afim de evitarmos modismo que frequentemente circulam em meio a propostas educacionais e entre os professores.
O DESENVOLVIMENTO E A APRENDIZAGEM: TEORIAS QUE ENFATIZAM O SUJEITO E TEORIAS QUE ENFATIZAM O OBJETO.
As teorias comportamentais constituem o que chamamos de objetivismo em psicologia da educação. Essas teorias partem do pressuposto geral condutivista de que o ambiente determina o comportamento humano.
Segundo Carl Rogers um grande ideário pedagógico que buscava combater a pedagogia tradicional. Rogers transferiu sua experiência de psicoterapeuta para educação, propondo práticas educativas caracterizadas como não diretivas. Para ele, toda pessoa possuiu uma tendência natural para se auto desenvolver. Essa tendência, leva o nome de atualizante