Projeto De Psicologia
ARMAZENAGEM AUTOMATIZADA
RIO GRANDE
2015
Fábio Silveira
Jordano Mirapalhete
ARMAZENAGEM AUTOMATIZADA
Projeto de Conclusão de Curso apresentado ao curso Técnico em Portos, da Escola de Educação Profissional São Jorge, como requisito à obtenção do título de Técnico em Portos.
Orientador(a): Kátia Cadaval
RIO GRANDE
2015
RESUMO
Este projeto descreve a aplicação de tecnologias e automatização em sistemas de armazenamento. Este trabalho é resultado da avaliação do segundo bimestre do modulo de Psicologia organizacional do curso de Técnico em Portos da Escola de Educação Profissional São Jorge.
A armazenagem de produtos é um fator determinante no preço final de venda, e as buscas por diminuição dos estoques é uma constante, pois cada vez mais o m², custa mais caro, dessa maneira a automatização e informatização aumentam a eficiência do armazenagem.
SUMÁRIO
1. Introdução 4
2. Objetivos 5
2.1 Objetivo geral 5
2.2 Objetivos específicos 5
3. Justificativa 6
4. Revisão Bibliográfica 7
4.1 Gestão de armazéns 7
4.2 Identificadores 8
4.3 Armazenamento 11
4.4 Sistema de Gestão de Armazém 12
5. Bibliografia 16
1. Introdução
Os custos de mão de obra, a escassez de terrenos e a necessidade de incrementar a produtividade estão impulsionando a automação na logística, de acordo com os fabricantes de equipamentos de estocagem.
A integração entre as atividades de transporte, armazenagem e logística (CASSIDY, 2006) e a adoção de um sistema de gestão de armazenagem estão diretamente relacionados à performance organizacional (AUTRY et al., 2005; FABER; de KOSTER; van de VELDE, 2002). Tal modelo, no entanto, sugere algumas prioridades competitivas que deveriam ser privilegiadas, ou seja, uma preocupação rigorosa com os custos, com a qualidade, com um nível adequado de serviço ao cliente e com a flexibilidade, no sentido da customização da oferta (DORNIER et al., 2000; GAITHER; FRAIZER, 2002).