projeto pronto geografia regional
Vegetação
A Itália conta com uma das floras mais preservadas do mundo, sendo modelo internacional no assunto. Nas regiões mais próximas do sul e do centro do país, a vegetação é mediterrânea típica, com grande incidência de bosques de faias.
No norte do país e nas regiões mais altas, é comum as florestas temperadas, com espécies de pinheiros e abetos, além da típica vegetação de altitude. Outras espécies que encontramos em toda a Itália são os romãs, amendoeiras, algodão, árvores de cidra, oliveiras, entre outras.
Hidrografia
O mais importante rio da Itália é o Rio Pó, com 643 km de extensão, que nasce em Monviso e desemboca no Mar Adriático. Todos os rios da Itália, assim como o Pó, são curtos, devido ao seu território "comprido" e a posição geográfica das suas cadeias de montanhas.
Em razão da composição climática existente na Europa, os rios presentes no continente são relativamente pequenos quanto a seu curso e volume, apesar das limitações, esses mananciais foram sempre muito importantes para as atividades desenvolvidas na região, especialmente por se tratar de rios navegáveis. Nesse sentido, os rios principais do continente europeu são: rio Reno (1.300 km de extensão) que nasce nos Alpes; Sena (770 km de extensão), sua nascente está localizada ao sudeste de Paris; Ródano (800 km de extensão), nascente nos Alpes suíços; Volga (3.531 km de extensão), nasce a noroeste de Moscou e Danúbio (mais de 2.800 km de extensão), nasce nos Alpes alemães.
Relevo
O relevo italiano é predominantemente montanhoso, tendo no monte Branco, com 4810 metros de altura, seu ponto culminante.
Os Apeninos são uma importante cadeia de montanhas que estende-se de norte a sul da Itália, sendo considerada a "espinha dorsal" da Península Itálica. A oeste, ela se transforma em uma vasta planície, onde estão localizadas cidades