A Importância Do Conceito No Mundo Atual
Adm. Alessandro Lima*
Venho observando há bastante tempo que as pessoas estão cada vez mais menosprezando os “conceitos”, e o pior, entre eles estão profissionais liberais, estudantes, profissionais de mercado e muitos outros que titubearam quando eu fiz algumas perguntas sobre termos inerentes a seus segmentos de atuação.
Lembro-me que consegui contribuir diversas vezes com meus grupos de estudo, e mesmo quando não dominava o assunto, pude atrelar o conhecimento do conceito de uma determinada palavra e desenvolver uma linha de raciocínio que me desse condições de participar da discussão.
Recordo-me que na época do primário os professores logo que iniciavam um assunto mencionavam: “Alunos, atenção para o conceito”, era a primeira questão a ser abordada em um assunto novo e sinceramente não consigo entender o porquê da perda da importância do “conceito” nos dias atuais.
Há pouco tempo conversei com um gerente de banco que num bate-papo informal após resolver algumas questões não soube me esclarecer o que era um banco de varejo, fiquei incrédulo e me fiz a seguinte pergunta: como pode um profissional trabalhar 15 anos em uma companhia e não saber qual o significado do seu segmento de atuação? Culpa dos gestores, culpa do profissional, não é essa a questão agora, só atentei para a questão da falta do “conceito”.
Lembro-me que logo no início do MBA que fiz em Gestão Empresarial, um aluno que tinha uma loja de materiais esportivos disse que suas lojas tinham tudo de mais moderno e que lá se baseavam na eficiência, eficácia, efetividade e outros termos atuais que realmente não me recordo, mas lembro de suas respostas evasivas em relação aos “conceitos”... Tempos depois o mesmo aluno afirmou que as lojas não estavam bem, algo que eu já imaginava após as suas respostas do início do curso.
Conheci um profissional do ramo de cervejaria que me afirmou que fazia marketing e vendas ao mesmo tempo para empresa. Ele trabalha