Projeto pronto de cargos e salarios
Introdução:
Considerado a base de todos os programas relacionados à gestão de pessoas dentro de uma organização, o plano de cargos e salários auxilia as empresas na atração de talentos, influencia na produtividade e até mesmo no clima organizacional, pois retribui de forma justa as atividades desempenhadas pelos seus colaboradores, tanto na produção de bens como na execução de serviços.
Seguramente um dos pontos mais importantes para uma boa e adequada gestão de Recursos Humanos é a existência de um Plano de Cargos e Salários, consistente e voltado para a dinâmica, estratégia e eficiência dos negócios da Organização.
Um bom Plano de Cargos e Salários deve ser estruturado a partir do equilíbrio interno (hierarquia de cargos) e do equilíbrio externo (mercado), deve ainda, estar apoiado numa política e critérios claros de administração, de modo a permitir, avaliação de cargos e salários, captação e retenção de mão-de-obra e, ainda, na melhoria do clima organizacional, levando os ganhos de produtividade.
Diagnóstico: De acordo com a Pesquisa de clima organizacional, foi observado que os funcionários estão insatisfeitos, pois não encontram na organização um plano de carreira. Já na questão Remuneração consta que as atividades exercidas não condizem com seus salários, o que ajuda grandemente na desmotivação de todos os colaboradores.
Portanto justifica-se a escolha do tema “cargos e salários”, pois a mudança trará um meio de motivação para os funcionário da empresa.
Objetivo: Propiciar um ambiente de motivação e produtividade, eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas.
Estratégias: * Conhecer os cargos existentes na empresa; * Realizar a analise dos cargos; * Obtenção de informações salariais do mercado; * Estruturação de cargos e faixas salariais; * Definição da política salarial.
Ações: * Conhecer os cargos existentes na