PROJETO- PREVENÇÃO EM ACÃO
INTRODUÇÃO:
O uso de drogas é um fenômeno sociocultural complexo, o que significa dizer que sua presença em nossa sociedade não é simples.
Faz-se necessário, portanto, uma educação preventiva e a conscientização de todos: alunos, pais professores, enfim, toda a comunidade sobre os efeitos e consequências maléficas causadas por essas substâncias à vida humana em todos os seus aspectos físicos, psíquico e social.
O desafio deste projeto é a luta pela valorização da vida como um bem social a serviço da construção de uma sociedade mais digna e fraterna.
OBJETIVOS:
Objetivo geral: Promoção do trabalho educacional no âmbito de prevenção na comunidade escolar com a participação da sociedade municipal de modo geral.
Objetivos específicos:
- Enriquecimento do currículo escolar com atividades teóricas e práticas com exploração do tema: “Ação e Prevenção.”
- Estabelecer parcerias com órgãos públicos, saúde, igrejas, segurança pública, assistência social, cultura, conselho tutelar e lazer, entre outros para ampliação sistemática do projeto;
- Promoção do interesse da comunidade na participação e nas ações do projeto.
JUSTIFICATIVA:
O projeto “Prevenção em Ação” será desenvolvido pela Escola Municipal Madalena Eller de Faria e toda comunidade municipal, tendo início no próximo ano, com ações a serem desenvolvidas durante o período letivo de janeiro a dezembro.
O consumo de drogas pelos pais é fator de risco para o desenvolvimento de dependência nos filhos, além de maior incidência de surgimento de problemas psiquiátricos, físicos e emocionais. Existe é uma grande preocupação em relação aos familiares dos alunos, quanto ao consumo do álcool e tabaco, sendo eles usuários dependentes dessas drogas.
Falar sobre drogas, porém, não basta, é preciso mostrar que a droga é algo que vai prejudicar a saúde. Por isso é importante informar o aluno sobre os malefícios do vício.
Prevenir ou antecipar-se à utilização de drogas pelos jovens no âmbito