Projeto Político Pedagógico
Monica Xavier Faria
Projeto político pedagógico
MANHUAÇU/MG
2014
Projeto Político Pedagógico
O PPP, Projeto Político pedagógico, é um documento citado em Lei, onde todas as escolas devem ter, e tem o propósito de organizar a escola como um todo, visando um melhor aproveitamento no processo de ensino e aprendizagem. Pode-se afirmar que ele é quem direciona todas as atividades da escola, porém ele deve ser discutido e avaliado por todos os interessados pelo processo, não esquecendo de que, a participação da comunidade escolar é fundamental para seu sucesso. Segundo ( Lopes (2009, p.41):
“O Projeto Político pedagógico, reúne propostas de ações concretas, para executar durante um determinado período de tempo. É um Projeto Político pois é visado a formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos que aturam individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir. Pedagógico porque organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem”.
O projeto político-pedagógico é o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. É, antes de tudo, um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo: professores, equipe técnica, alunos, seus pais e a comunidade como um todo.
Essa prática de construção de um projeto deve estar amparada por concepções teóricas sólidas e supõe o aperfeiçoamento e formação de seus agentes. Só assim serão rompidas as resistências em relação a novas práticas educativas. Os agentes educativos devem sentir-se atraídos por essa proposta, pois só assim terão uma postura comprometida e responsável. Trata-se, portanto, da conquista coletiva de um espaço para o exercício da autonomia.
O PPP deve possibilitar aos membros da escola, uma tomada de