Projeto político pedagógico
Em face da realidade descrita, constatamos que a Pedagogia Progressista através da tendência pedagógica histórico-crítica, num modelo filosófico dialético, é a concepção que melhor representa os anseios da nossa comunidade escolar.
Segundo a LDB em seu artigo 2º a Educação é dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e da qualificação para o trabalho.
O ensino respeitará os seguintes princípios:
Igualdade – todos são iguais em direitos e obrigações, sem distinção de qualquer natureza, igualdade de condições para o acesso e permanência no processo educativo.
Garantia de padrão de qualidade – Aprendizagem de qualidade para todos.
Valorização do magistério - Garantir a formação inicial continuada, condições de trabalho adequado , qualidade profissional, carreira e salário.
Gestão democrática – pressupõe a participação de representantes de todos os seguimentos da escola nos processos de tomadas de decisões. Prioriza a solidariedade, elimina a exploração e o individualismo.
Liberdade – respeito à liberdade e apreço à tolerância, sendo livre a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação, independentemente de censura ou licença.
Autonomia – administrativo, jurídica, financeira e pedagógica, dentro das possibilidades oferecidas pelas mantenedoras da escola. “O respeito à autonomia e a dignidade de cada um é imperativo, ético e não um favor que podemos ou não conceder aos outros”. (Paulo Freire)
A garantia destes princípios, trarão contribuições relevantes para a compreensão dos limites e das possibilidades na organização do trabalho pedagógico, garantindo sua operacionalização nas estruturas escolares.
Apoiado nessa concepção entendemos que:
SOCIEDADE
Para sociologia, uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos,