Projeto Político Pedagógico
O Projeto Político Pedagógico de uma escola é o instrumento teórico metodológico definidor das relações da escola com a comunidade a quem vai atender, explicita o que se vai fazer, para que se vai fazer, para quem se vai fazer e como se vai fazer. É nele que se estabelece a ponte entre a política educacional do município e a população, por meio da definição dos princípios, dos objetivos educacionais, do método de ação e das práticas que serão adotadas para favorecer o processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças e adolescentes da comunidade.
Compreende a sistematização de um processo de planejamento participativo, envolvendo o plano geral da instituição e deve partir de uma leitura crítica dessa realidade. De acordo com Vasconcellos (1995, p.143), “é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e, o que é essencial, participativa. E uma metodologia de trabalho que possibilita resignificar a ação de todos os agentes da instituição.
Sua programação deve envolver atividades para todo o ano letivo, deve ser elaborado de forma coletiva e democrática envolvendo toda a comunidade. Deve envolver avaliação permanente e compromisso com a transformação da instituição, superando a crise de sentido, gerando esperanças na escola. Dessa forma, superar a fragmentação em nossa prática pedagógica, promovendo a unidade, racionalização de esforços e recursos, superando práticas autoritárias fortalecendo o grupo e administrando os conflitos.
Seu desenvolvimento requer reflexão, organização de ações e participação de todos – professores, funcionários, pais e alunos, num processo coletivo de construção. Sua sistematização nunca é definitiva, o que exige um planejamento participativo,