PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O presente trabalho destaca algumas considerações referentes ao Projeto Político Pedagógico (P.P.P.) da escola atual e na formação do professor, para a efetuação desse objetivo, tomaremos como referencial teórico, os conteúdos e entendimentos das disciplinas aplicadas neste semestre. Veremos que ambos os autores chama a atenção no sentido de nos ajudar como acadêmicos a pensar de maneira mais reflexiva acerca do presente contexto educacional. Além disso, ao decorrer do trabalho cito a autonomia da escola, no que concerne a estruturação e a importância do P.P.P. no âmbito escolar e a influência em relação aos direitos escolares e de acordo com as necessidades de cada escola principalmente na maneira de ensinar.
2 DESENVOLVIMENTO
Toda escola trabalha com objetivos e metas a cumprir, estes conceitos serve como meio de organização e estrutura no âmbito escolar e na formação do professor, precisa que acha na escola um documento chamado de Projeto Político-Pedagógico – o conhecido e famoso PPP. As próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Entretanto o PPP ganha a força de um guia assim se faz direcionar para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Este planejamento precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos