Projeto Politico Pedagógico
O P.P.P engloba propostas que podemos dizer ser inacabadas, pois o projeto envolve dimensões políticas que dependem da formação de pessoas indivialmente e coletivamente, sendo assim, compromisso de todos que estão envolvidos. O projeto contem uma parte pedagógica onde e possível a organização de diversas atividades e também permite o planejamento de ações educativas que serão efitivamente necessárias para o processo de ensino e aprendizagem de uma certa unidade educacional.
Após a lei de Diretrizes em Base da Educação Nacional ( 1996) o P.P.P se intensificou e acabou se tornando obrigatório para as escolas que oferecem educação básica.
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica