Projeto politico pedagogico
O Projeto Político-Pedagógico dá ênfase ao papel da escola na formação do cidadão na sociedade, conforme orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da própria LDB. O art. 2º da LDB 9394/96 diz que: a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do aluno, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Nesse contexto a educação, na qualidade de uma prática social, contribui no processo de democratização de nossa sociedade. Deste modo, torna-se evidente que a busca da qualidade na educação representa o desejo de prestar um serviço eficiente, no sentido de contribuir na formação de homens e mulheres capazes de compreender a sociedade em que vivem. Pois, considerando que a educação é necessária para o funcionamento da sociedade, cabe a ela, possibilitar aos sujeitos os conhecimentos que os tornem capazes de atuar na sociedade de forma individual e coletiva. Para tanto, torna-se necessário um conhecimento sólido da realidade sobre o processo de transformação da natureza, da sociedade e do homem e, assim, compreender em que consiste o conhecimento humano, sua especificidade, a educação e seu papel social. De acordo com Saviani:
[...} é preciso compreender a realidade enquanto processo em movimento, enquanto um processo contraditório e dialético em que o todo não se explica fora das partes e as partes não se compreendem fora do todo; portanto, é preciso agir sobre o todo agindo simultaneamente sobre as diferentes partes (SAVIANI, 1991, p.55).
A educação, neste sentido, deve ser entendida como instrumento emancipador capaz de tornar o homem um ser intelectualmente autônomo, protagonista, sujeito e não objeto de suas ações. O processo educativo, numa perspectiva de escola pública deve estar voltado aos interesses da população majoritária e para tanto se faz necessário tomadas de decisões como