projeto politico pedagogico
O presente estudo tem a intenção de refletir sobre o projeto político pedagógico, para que serve e a sua construção em busca da melhoria da qualidade do ensino.
A escola é o lugar de criação, realização e avaliação de seu projeto educativo, organizando seu trabalho pedagógico com base em seus alunos. Sendo assim é fundamental que ela contribua fazendo a sua parte sem esperar apenas a ajuda e auxílio dos segmentos superiores, mas buscando sempre condições necessárias para fazer acontecer, estando sempre em sintonia com o sistema de ensino.
O Projeto Político Pedagógico (PPP), olhando seu significado já se pode ter uma noção do que se trata. Projeto é uma palavra que vem do latim projectu e significa lançar à frente, ir avante. Sendo assim ao construir um projeto , planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para diante, embasado no que temos, buscando o possível, prevendo um futuro melhor e diferente.
Todo projeto supõe rupturas com o presente e promessas para o futuro.
Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa frente a determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores. (Gadotti1994, p. 579) É projeto porque reúne propostas de ação, ou seja, é inacabado, inconcluso, dialético. Tem dimensões política por estar comprometido com a formação de cidadãos que atuarão individualmente e coletivamente na sociedade onde serão os responsáveis pela construção de seus rumos, "A dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica" (Saviani 1983, p. 93). É pedagógico por possibilitar a efetivação e intencionalidade da escola, permite a organização de atividades, projetos e ações