projeto politico pedagogico
O PPP nasce exatamente de toda uma conjuntura de esforços voltados para, dentre outros objetivos, nortear as decisões da Escola, e quando falo em decisões da Escola, refiro-me a um modelo de gestão participativa, integrado e promotor de estratégias que visem o máximo de benefícios ao processo educativo em sua totalidade, o que reúne conseguintemente os esforços, empenhos, participações na gestão, desenvolvimento do trabalho e, por conseguinte obtenção de resultados satisfatórios.
Uma das palavras-chave é planejamento. Este que por sua vez precisa e deve ser permanente, uma vez que contribui evidentemente com e para as escolhas, por conseguinte para a uma determinada realidade a curto, médio e longo prazo. Diante disto, quando se fala em planejamento, logo deve lembrar-se de registros! Estes que precisam advir de uma coletividade, de um composto democrático. Ao final, tem-se um todo construído/reconstruído por todos(as), e que por este motivo, tem uma grande possibilidade de ser considerado, respeitado por todos(as).
Este documento é um importantíssimo orientador da Escola na grandiosidade de sua missão de educar por meio da sistematização do saber, ou melhor, dos meios didático-pedagógicos de se trabalhar o processo de ensino e de aprendizagem. Por isto este projeto precisa ser construído/reconstruído de forma participativa.
No mais, para compreendermos melhor o PPP, então vamos analisar: O que é um projeto? O que é política? O que vem a ser esse pedagógico? Parecem perguntas simples, no entanto não são. Precisamos compreender o significado, precisamos perguntar, precisamos nos permitir a um, digamos, POR QUE das coisas, pois quando perguntamos aprendemos muito. Quem nunca ouviu que “Não são as respostas que