PROJETO PESCAR
No ano de 1976, o empresário gaúcho Geraldo Tollens Linck, fundador e presidente da Linck S.A, de Porto Alegre (RS), teve uma idéia visionária. Com sua vontade e determinação foi o responsável pela implantação de um sistema que, mais tarde, iria se tornar uma Tecnologia Social pioneira no Brasil.
Nas dependências de sua própria empresa, abriu espaço para jovens em vulnerabilidade social aprenderem uma profissão. Surgia assim a primeira turma do Projeto Pescar com 15 jovens, que foram capacitados na ' Escola Técnica Linck', como era conhecida na época. Atualmente, é denominada Unidade Projeto Pescar Geraldo Linck, em homenagem ao fundador já falecido.
Desde sua criação na década de 70, o Projeto Pescar atendeu 19.511 jovens. A Rede Pescar é composta hoje por 146 Unidades, distribuídas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Brasília (DF). Conta também com 21 Unidades na Argentina e uma no Paraguai. Em cada um destes países foi criada uma estrutura que é gerida e financiada pela própria empresa para desenvolver a Tecnologia Pescar.
Ao longo de mais de três décadas, o projeto-piloto que Geraldo Linck iniciou em 1976 foi comprovado como de sucesso. A partir desta idéia, o Projeto Pescar foi institucionalizado em 1988, e dirigido a gestores que desejam investir em um projeto de cunho social de impacto na comunidade de seu entorno.
Com a adesão de diversas empresas e instituições, o Projeto Pescar evolui para uma Rede, na qual seu fortalecimento e expansão são obetivos constantes da Fundação Projeto Pescar. A expansão nacional da Rede e a ampliação da oferta de vagas são metas cotidianas da entidade.
O QUE É P PROJETO PESCAR ;
O Projeto Pescar cria oportunidades de acesso ao mundo do trabalho e a conquista da cidadania, para jovens com idades entre 16 e 19 anos, em situação de vulnerabilidade social, a partir