PROJETO PEDAGÓGICO E PROJETO DE ENSINO:um trabalho com os elementos constitutivos da prática pedagógica.
Maria da Gloria Minguili
Ana Maria Lombardi Daibem
Dentre muitas diferenças entre os animais e os homens, podemos destacar uma, a capacidade de pensar, prever seus atos,planejar,idealizar,projetar o futuro segundo o seu desejo. Seguindo esse raciocínio, com o projeto pedagógico não é diferente, ao ser planejado pelo homem deve-se levar em conta a interação entre a sociedade e a natureza, explorando satisfatoriamente o uso do trabalho coletivo e da ousadia de se criar, inventar e produzir.
Um exemplo a ser dado, é o projeto pedagógico de uma universidade, onde é apresentada sua proposta de ensino, as relações que serão estabelecidas, sua função e finalidade do curso.
Porem, o projeto pedagógico ou projeto político-pedagógico de uma universidade, só fará jus ao nome se houve interação dos professores alunos e servidores e onde os diferentes planos de ensino deverão ser discutidos em sala de aula, na re-lação entre o professor e o aluno.
O currículo de um curso determina o trabalho a ser realizado nas diversas situações de aprendizagem e sempre com o auxilio de um professor para orientar o projeto do profissional a ser formado no curso.
A organização curricular de um curso apresenta todo trabalho que o aluno deverá realizar durante esse processo se caracterizando em dois tipos: atividade teórica - haverá necessidade do aluno de memorizar, entender certas teorias do curso- e atividade pratica - onde ele vai desenvolver o que foi aprendido na teoria.
Há uma relação entre esses dois tipos de atividades, que é a relação entre a teoria e pratica (pois para a produção de conhecimento necessita-se da intervenção da realidade) e a pratica e teoria (que por sua vez, somente a pratica sem teoria, passa de algo verdadeiro ao útil, consequentemente se torna individualista, competitivo deixando de ser uma pratica social transformadora).
No final do século XIX, a