Projeto pedagógico de matemática
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
1.1 TEMA
Aprendendo e Brincando: Números para os pequenos.
2. INTRODUÇÃO
O projeto de intervenção será desenvolvido numa classe de Educação infantil,
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A infância deve ser pensada como uma especificidade do ser criança, sendo importante respeitá-la e considerar seu universo de representações, pois é um sujeito participativo das relações sociais, fazendo parte de um processo histórico, social, cultural e psicológico.
Nesta etapa da vida é evidente o predomínio da fantasia, do lúdico , do faz-de-conta e das brincadeiras. O lúdico é próprio da Infância, por isso, o brincar é indispensável. Com as mudanças que aconteceram no mundo durante os séculos XIX e XX, a compreensão de Infância e criança, recebe conotações distintas, estes pensadores de alguma maneira colaboraram para as concepções que temos hoje sobre o assunto, como: Maria Montessori, John Dewey, Célestin Freinet, Walter Benjamin, Janusz Korczak, Edouard Claparède, .Jean Piaget, Lev S. Vygotsky, Paulo Freire.
Sendo assim as classes de Educação Infantil devem visar o desenvolvimento e a consciência moral nas crianças considerando suas experiências individuais e coletivas dos grupos sociais que vivem e convivem. Afinal cuidar e educar são indissociáveis e o espaço escolar deve ser pensado como mais um recinto de trocas afetivas, através das quais se constrói valores éticos e morais, resultando em sujeitos críticos e reflexivos aptos a desenvolverem suas competências e habilidades.
A teoria de Piaget afirma que a inteligência se constrói a partir da atividade motriz das crianças. Nos primeiros anos de vida, até os sete anos, aproximadamente, a educação da criança é psicomotriz. Tudo, o conhecimento e a aprendizagem, centra-se na ação da criança sobre o meio, os demais e as experiências através de sua ação e movimento.
O professor da Educação Infantil é um profissional que cuida do