Projeto para trabalho em loja
Daniela Cristina Alves Costa |
1. VISÃO GERAL DO PROJETO
Quando fazemos algo que nos agrada, mas que não é próprio de nossa personalidade sentimos uma alegria e satisfação passageira; e quando fazemos algo que de fato condiz com nossa natureza, sentimos uma alegria e satisfação permanente, uma espécie de contentamento interno. .
Foco agora em dois tipos de empolgação – a temporária e permanente, trazendo essas duas expressões para o mundo coorporativo.
Muitas pessoas falam em melhorar o clima organizacional e para tal, não abrem mão de palestras, dinâmicas e momentos de lazer e festas para o bom entrosamento dos colaboradores de uma instituição. Geram um clima de alegria, de folia, trazem sorrisos aos nossos lábios, e às vezes até fazem pessoas vencerem a barreira da timidez. Mas me pergunto até que ponto essa sensação é permanente? Ou ela é uma satisfação temporária? Reconheço que estes momentos ajudam a criar um clima de descontração, mas que sozinhos não melhoram um clima organizacional de uma instituição. Mais do que em padrões, creio nas pessoas e na energia que elas podem transmitir. Creio principalmente que o bom clima organizacional nasce da satisfação interna de cada um. Afinal como está satisfeito se a rotina consome? Se o telefone não para de tocar? Se sua remuneração não está adequada? Se suas idéias não são ouvidas? Se reestruturam seu setor, sem nem questionar a própria equipe? Se seu líder não te der as ferramentas adequadas para realizar seu trabalho? Se enquanto você corre para cumprir prazos, alguém está a passear na internet? Se as tarefas não estão bem distribuídas? Ou se seu colega centraliza demais?
O trabalho deve também suprir a necessidade de estima. Despertar em cada colaborador o sentir parte do grupo e corresponsável pelo seu sucesso ou fracasso. Quando se está motivado, se trabalha melhor, se seu colega