Projeto natureza e sociedade
O uso dos cinco sentidos do corpo humano é a temática central desta aula. Mas, abordaremos também o prazer que a escuta dos contos de fadas causa nos pequenos leitores. Além disso, abordaremos as diferentes versões da história de Chapeuzinho Vermelho.
Justificativa
Escolhemos este tema, pois é de extrema importância para as crianças desenvolverem e compreenderem os cincos sentidos do corpo humano. Com o desenvolvimento do projeto pretendemos que as crianças aprendam diversificar os sentidos.
Objetivos
Ao final do projeto, o aluno deve ser capaz de:
Conhecer diferentes versões da história dos Irmãos Grimm: Chapeuzinho Vermelho;
Compreender os cinco sentidos do corpo humano através da história de Chapeuzinho;
Explorar os cinco sentidos;
Estimular a linguagem oral e escrita.
Metodologia
Contação de história
Desenvolver atividades de leitura e interpretação
Realizar experiências das quais os alunos possam explorar seus sentidos
Ações
1º MOMENTO - Ouvir histórias desde cedo proporciona às crianças familiaridade com os gêneros narrativos, como o conto. Nas narrativas dos contos de fadas há sempre uma intervenção mágica para a resolução dos conflitos. Seja pela presença de personagens como fadas, bruxas, e seus objetos mágicos, seja pela simples impossibilidade real do desfecho, como abrir a barriga do lobo e encontrar a avó e a Chapeuzinho Vermelho com vida. O significado simbólico desses elementos mágicos permite às crianças lidar indiretamente com dilemas humanos – a vida e a morte, o bem e o mal, etc. Além disso, é possível abordar diferentes conteúdos da educação infantil, como o uso dos cinco sentidos do corpo humano, por exemplo. No conto Chapeuzinho Vermelho, através de um diálogo entre chapeuzinho e o lobo, é possível explorar essa temática. Veja:
(...) Chapeuzinho não se conteve de curiosidade, e perguntou:
- Vovó, a senhora está tão