Projeto Musiva
Justificativa
A música leva a criança a interagir melhor sua auto- estima, fica mais calma e tem a capacidade de trabalhar as atividades em sala de aula. Ela deve iniciar-se desde a educação infantil, pois a música é uma linguagem que tem sensações, sentidos e está presente nas diversas situações como a higiene, hora do lanche, comemorações e outras. Por meio dela a criança pode entrar em mundo letrado e cheio de divertimentos. A partir do momento em que a criança entra em contato com a música, seus conhecimentos tornam-se mais amplos, e este contato faz com que o aluno conheça o mundo a sua volta de forma bem prazerosa facilitando o processo de ensino-aprendizagem.
Objetivo Geral
Observar qual metodologia adequada o professor utiliza e qual a contribuição através da música na educação infantil nas escolas e creches municipais de Imperatriz-Ma.
Objetivo Específico
* Identificar a importância da música para a criança na Educação Infantil.
*Analisar como a música contribui para aprendizagem da criança.
Conteúdo
Propriedades do som: altura, intensidade, timbre e duração.
Pulsação.
Ritmo.
Instrumentos da orquestra.
Estratégia
Nossa sala, que permite a disposição dos alunos em círculo e favorecendo a circulação de todos pelo espaço; CDs; instrumentos de percussão de acordo com o número de alunos (exemplo: tambor, chocalho, triângulo, clavas, cocos, apitos, maracás etc.); papel-cartão, giz de cera, tesouras; palitos de sorvete.
Campos de Experiência
Linguagem Verbal
Linguagem Corporal
Linguagem Artística
Brincar e Imaginar
Conhecimento Matemático
Exploração da Natureza e da Cultura
Cuidado de Si, do Outro e do Ambiente.
Avaliação
A avaliação será contínua ao longo do processo, levando-se em consideração, as atividades desenvolvidas, a interação dos alunos com as mesmas e com o grupo e o desenvolvimento destes quanto aos objetivos propostos.
Datas Comemorativas
12 –