Análise de Risco Fábrica de calhas
Princípios de Saúde e Segurança
Itabira
2013
Princípios de Saúde e Segurança
Relatório submetido à Professor Mestre Geraldo Fabiano de Souza Moraes do curso de graduação em Engenharia de Materiais como requisito parcial para aprovação na disciplina de Princípios de Saúde e Segurança.
Itabira
2013
Introdução
A análise de risco constitui-se em um conjunto de métodos e técnicas que aplicados a uma atividade proposta ou existente identificam e avaliam qualitativa e quantitativamente os riscos que essa atividade representa para a população vizinha, ao meio ambiente e à própria empresa. Os principais resultados de uma análise de riscos são a identificação de cenários de acidentes, suas frequências esperadas de ocorrência e a magnitude das possíveis consequências [1].
O Estudo qualitativo sobre risco, que tem como berço as ciências sociais, vem emergindo em contraposição à área internacionalmente conhecida por Risk Assessment ou Risk Analysis. Para os cientistas sociais, a obsessão pela objetividade ou a negação da subjetividade impede uma avaliação realística da situação. Fatores subjetivos (éticos, morais e culturais), que direcionam as opções dos indivíduos, devem ser considerados na avaliação de risco.
O estudo do risco na perspectiva daquele que o percebe, no contexto da segurança no trabalho, é recente não se encontra completamente estudado. No entanto, este tipo de estudo é fundamental à medida que a percepção do risco influencia o comportamento e o grau de precaução das ações individuais frente a situações que possam ocasionar lesão e/ou acidente [2].
Diferentes fatores influenciam na percepção de risco: objetivos, como por exemplo, tempo de experiência (experts e leigos percebem o risco de maneira diferente), e subjetivos, tal como a aceitabilidade do risco (fatores e valores afetam a avaliação que os indivíduos fazem das situações de