PROJETO MULTIDISCIPLINAR
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PROJETO MULTIDISCIPLINAR I
PROF.
DJALMA SILVEIRA
RIO DE JANEIRO
2013
INTRODUÇÃO
O êxito de programas educativos que reconhecem o estudante como sujeito do processo de ensino e aprendizagem depende da capacidade dos docentes em construírem pontes que articulem as ideias de educação, projeto e transdisciplinaridade. Neste contexto, a educação combina as dimensões formais e políticas da qualidade. O projeto traduz o sentido da antecipação de possibilidades a serem realizadas, modificáveis intrinsecamente voltadas para o novo e que imprime sentido e direção à existência humana e transdisciplinaridade corresponde ao olhar que subverte o reducionismo da visão disciplinar frente à complexidade do homem e da realidade social.
AS ETAPAS DO PROJETO EDUCATIVO
JUSTIFICATIVA – Quando pensar em um tema para o projeto, deve-se perguntar: Que assunto abordar; porque escolhi este tema; até que ponto ele vai despertar e manter a atenção dos alunos; o quanto vai contribuir para ampliar o conhecimento deles; quais são as vantagens e desvantagens de escolher esse ou aquele tema, o que ele teria a oferecer... Uma boa forma de escolher um tema é conversar com seus alunos. É o marco referencial, sendo a visão de futuro que a comunidade escolar definirá para a escola. Tem vital importância porque é esta visão que contagia as pessoas, fornece a direção e alimenta a participação de todos nas demais etapas do projeto.
OBJETIVOS – É tudo que pretendemos conseguir, as metas a serem alcançadas. É o que gostaríamos que nossos alunos aprendessem e as necessidades a serem alcançadas.
CONTEÚDOS CURRICULARES - Uma das preocupações centrais do projeto educativo é a abordagem dos problemas de ensino – aprendizagem. Devem ser considerados tanto a forma de apresentar os conteúdos, incluindo-se aí a escolha das técnicas de ensino, adequação do material pedagógico e distribuição do tempo na sala de aula,