projeto multidisciplinar
Prof.ª Maria Clotilde Bastos
Projeto multidisciplinar III
Campinas – 2012
Síntese
O mundo mudou e com ele a necessidade de adequar a educação, de criar novas práticas de ensino que reflitam as transformações que as crianças vivenciam hoje no seu dia-a-dia, que propicie ao aluno uma nova forma de aprender.
Os textos lidos apresentaram abordagens sobre o desenvolvimento de um projeto, desde a definição do tema, os objetivos, os recursos e estratégias a serem definidos na execução do planejamento bem como o público alvo e que fará parte no processo de desenvolvimento. Caracterizaram a importância de se estruturar adequadamente o projeto, que ao longo de seu desenvolvimento pode sofrer adequações.
Escolher recursos que auxiliem a execução torna um excelente fator que agrega os indivíduos.
Os alunos tornam-se capazes de interagir com várias áreas do saber. Trazendo informações do seu dia-a-dia, e incitando o aluno à tomada de consciência.
O desenvolvimento de projeto torna a escola mais incentivadora, os alunos e participante mais criativos, espontâneos, questionadores. Promove a vivência em grupo, ensina a compartilhar, cooperar, ultrapassa os portões da escola.
Trabalhar com projetos é entender uma nova forma de aprender de se utilizar recursos diferentes, introduzindo as mídias no ambiente escolar.
O professor passa a ser mediador do conhecimento, cria estratégias que estimulem o processo aprendizagem, como exemplo a resolução de problemas e o desenvolvimento de habilidades. Dessa forma o aluno passa a compreender o processo de aprendizagem, a refletir sobre os resultados, conhece novas situações, se torna mais atento aos conceitos envolvidos na aquisição do conhecimento. O aluno passa ter novas visões de mundo.
O professor acompanha e avalia o processo, se durante o processo os objetivos propostos estão sendo alcançados. Uma forma de diversificar as práticas pedagógicas sabendo usá-las e